INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EVENTO DE 18/10 DA SNCT – VALE DO PARAÍBA

18/09/2018 15:06:51

Tags: educação, boas práticas


Créditos:MCTIC

O Cemaden Educação convida as escolas parceiras a participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba do Sul. Em especial, no dia  18 de outubro, das 14 às 17h, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos – SP, serão realizadas Mostra Científica, Sarau Ciência e Arte na Redução das Desigualdades, além de outras atividades.  

Os temas que orientarão a exposição dos trabalhos pedagógicos são: “Ciência para a Redução das Desigualdades” (da SNCT 2018)  e “ Redução de Riscos de Desastres Socioambientais”. Na Mostra Científica as escolas podem apresentar os trabalhos de iniciação científica em pôster, maquete, protótipos etc; e no Sarau -  música, teatro, poesias etc -, além de vídeo temático de até 5 minutos de duração. 

As inscrições estão abertas até dia 05/10, pelo link: https://goo.gl/G9tzqk (PRORROGADAS ATÉ 2A. FEIRA 08/10)

Em breve será divulgada a orientação para a apresentação de trabalhos no dia 18/10.

Você está convidada a ser protagonista deste evento junto com as instituições de pesquisa, tecnologia e educação da região!

Caso necessário, solicite informações pelo email: educacao@cemaden.gov.br

SNCT 2018 e SNCT- Vale do Paraíba do Sul

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, este ano apresenta o tema  “Ciência para a Redução das Desigualdades”, no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Diversas instituições se uniram para promover a SNCT no Vale do Paraíba do Sul e oferecem um conjunto de atividades que acontecerão entre 15 e 20 de outubro de 2018, em São José dos Campos - SP.

O objetivo da SNCT 2018 – Vale do Paraíba é de divulgar e popularizar o papel da ciência para a sociedade e em especial promover o diálogo com os estudantes e professores da rede pública do Ensino Fundamental II – anos finais - e Ensino Médio e os cientistas da região. Será ainda incentivada a integração e a troca de experiências entre as escolas de São José Campos e as participantes do projeto Cemaden Educação ( dos municípios de Cunha, São Luiz do Paraitinga e Campos do Jordão), e os cientistas de instituições de pesquisa e ensino. Nesta perspectiva, serão realizadas palestras, oficinas, feira de ciências, sarau artístico entre outras atividades, em diversas instituições (UNIFESP, INPE e no Parque Vicentina Aranha).

As organizações promotoras da SNTC Vale do Paraíba 2018 são: o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN/MCTIC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCTIC, Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - ICT UNESP SJC, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Secretaria de Educação e Cidadania de Educação de São José dos Campos, Associação para o Fomento de Arte e Cultura AFAC, Projeto Ciência no Parque, Instituto Florestal de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

É o segundo ano consecutivo de atuação conjunta para realizar a SNCT na região, e o primeiro em parceria com a UNIFESP. Como em 2017 conseguimos atingir as metas propostas, e entre elas a participação de diversas estudantes e professores, e este ano pretendemos repetir o feito. As perspectivas são positivas, pois durante o 2º. Semestre de 2018 os professores de Geografia e Ciências (SEC – São José dos Campos) participaram de um curso de formação sobre a temática da SNCT e de Educação para Redução de Riscos e Desastres, ministrado por pesquisadores do Cemaden, SME - SJC e ICT UNESP SJC, por meio do PROEX.

E como no ano passado, os gases de efeito estufa emitidos pela SNCT 2018 – Vale do Paraíba também serão compensados com a produção e plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação permanente de municípios da região, e para isso conta-se com o apoio do Instituto Florestal SMA-SP.