Guia para a postagem de resultados no site

31/07/2017 10:52:51

Tags: desastre natural, site


Créditos:Cemaden Educação

O Cemaden Educação é um projeto que se relaciona com as escolas para promover a cultura de percepção de riscos. Incentiva a realização de pesquisas científicas nos bairros do entorno da escola, por meio de atividades e ações voltadas para o monitoramento e prevenção de desastres socioambientais. 
As escolas, defesas civis, universidades, ONGs, e demais instituições que desejam atuar em conjunto com o Cemaden Educação nesta missão, podem se cadastrar neste site (no campo acessar) .
Os parceiros cadastrados podem divulgar os resultados das pesquisas, por meio de imagens (fotos ou vídeos), e com um texto de descrição da mesma. A abordagem pode ser simples e objetiva.
O material compartilhado ficará disponíveis em nosso sistema para o público em geral, via internet, contudo precisa seguir as orientações abaixo:
      - estar em consonância com os princípios éticos e normas de direitos autorais;
      - a atividade precisa envolver a comunidade escolar, ou ser realizada por ela;
      - retratar a temática de prevenção e redução de riscos e desastres;
Todos os materiais recebidos são avaliados e moderados pela equipe do projeto, antes de serem publicados definitivamente no portal. A adequação temática é fundamental para a aceitação ou recusa do resultado. A instituição parceira é responsável pelo material que compartilha.


CONCEITOS BÁSICOS:


Desastres: Um desastre traz perdas e danos às pessoas, ao meio ambiente (fontes de alimentação, água, saúde) e à infraestrutura (moradias, transportes) devido ao impacto de um perigo que ultrapassa a capacidade local de responder e atender às consequências.
   São considerados desastres:

  • Deslizamentos de terra, escorregamentos, movimentos de massa: movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água http://www.cemaden.gov.br/deslizamentos/

  • Inundação: transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. http://www.cemaden.gov.br/inundacao/

  • Enxurradas: escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas. http://www.cemaden.gov.br/enxurrada/

  • Secas: fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidadehttp://www.cemaden.gov.br/secas/

  • Vendavais: ventos fortes que provocam danos como destelhamento de edifícios, tombamento de árvores;

  • Ressacas: elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano;

  • Granizo: chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo;

  • Desastres tecnológicos: eventos associados a acidentes tecnológicos ou industriais que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental.