Campanha

25/10/2021 18:32:56

Tags:


Créditos:

OCentro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), criou o Programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres em 2014. O objetivo é contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes

A campanha #AprenderParaPrevenir acontece anualmente, desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres em 13 de outubro, visa mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogo na construção e difusão de conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD). 

Neste momento histórico, em meio aos cenários desafiadores impostos por um grande desastre biológico, a pandemia de Covid-19, e as atuais emergências climáticas, que intensificam e potencializam os eventos extremos (secas com incêndios florestais, tempestades com inundações, ondas de calor e de frio), a Campanha se torna um instrumento de mobilização ainda mais fundamental. 

A 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2021 foi idealizada com o objetivo de ampliar a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com o  desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 min, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”. A ideia é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?), que vão da pandemia às mudanças climáticas.

A Campanha, longe de ser normativa e competitiva, considera “boas práticas” todas as iniciativas institucionais que atendem às orientações do guia disponibilizado. Por essa razão sempre se sorteia kits com publicações (livros, CDs, DVDs) doadas por parceiros, entre outros prêmios, com a preocupação de serem voltados para a educação e de uso coletivo. Algumas dessas iniciativas institucionais são reconhecidas e publicizadas como referências inspiradoras e poderão ser premiadas em destaque para dar maior visibilidade e contribuir para o processo de fortalecimento da ERRD, oportunizando a aprendizagem nessas temáticas emergentes e emergenciais.

Desde 2016 foram realizadas cinco edições da Campanha #AprenderParaPrevenir, e tiveram a participação de ao todo 359 instituições, entre escolas, defesas civis, universidades, programa de saúde da família, Instituições governamentais, sociedade civil ou coletivos. 

Este ano contamos com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira e da Defesa Civil Nacional, a colaboração da Unesco e outros importantes parceiros. 

Participe e ajude a mobilizar o Brasil para a prevenção de riscos e desastres.

Acesse o Guia de orientações da campanha de 2021

Equipe Cemaden Educação