Campanha

10/08/2021 10:35:28

Tags:


Créditos:Heloisa Martins

O Programa Cemaden Educação promove a 6ª edição da campanha nacional #AprenderParaPrevenir  entre 03 de agosto e 30 de outubro de 2021 com o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”.

A proposta em 2021 é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?), que vão da pandemia às mudanças climáticas.

Critérios e formas de participação da Campanha #AprenderParaPrevenir2021
A participação na campanha é válida para qualquer indivíduo, instituição ou coletivo que possua perfil/conta ativa em ao menos uma das plataformas integradas na campanha (TikTok, Instagram ou Facebook) e de acordo com os seguintes critérios:

 Participação individual
Os estudantes, professores, agentes de defesa civil, agentes de saúde, ambientalistas, influenciadores, entre outros indivíduos interessados em participar da campanha deverão:

  • Produzir/gravar vídeo(s) autoral, com duração de 15 a 60 segundos sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?” (ver item 8. Conceitos Básicos);
  • Postar o(s) vídeo(s) produzido(s) nas redes sociais TikTok, Instagram ou Facebook;
  • Identificar o(s) vídeo(s) postados com a hashtag #AprenderParaPrevenir2021 e marcar o perfil @cemaden.educacao.

Participação institucional
As escolas, universidades, defesas civis, organizações governamentais e não governamentais sem fins lucrativos, coletivos, entre outras instituições que queiram participar da campanha, deverão:

  • Realizar mobilização de grupos locais para a participação na campanha #AprenderParaPrevenir2021, criando espaços de diálogo na construção e difusão de conhecimentos sobre prevenção de riscos e desastres locais;
  • Incentivar a produção de vídeos autorais curtos, com duração de 15 a 60 segundos, sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?” (ver item 8. Conceitos Básicos);
  • Garantir que o(s) vídeo(s) sejam postados nas redes sociais identificados com a hashtag #AprenderParaPrevenir2021 e marcado o perfil @cemaden.educacao;
  • Preencher e enviar o Formulário de Participação Institucional, disponível no site da campanha.

 Cada participante/instituição poderá publicar quantos vídeos autorais desejar durante o período da campanha.

Somente as instituições devidamente inscritas através do preenchimento e envio do Formulário de Participação Institucional, que tenham desenvolvido iniciativas de mobilização local com vídeos produzidos em convergência com a temática proposta, receberão certificado de participação na campanha e poderão concorrer ao sorteio de prêmios educativos.

Mais informações no hotsite da Campanha: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

Assista ao vídeo explicativo:  https://www.youtube.com/watch?v=GB8sv8xPQmQ&list=PLHtaKTOPDIDK5eGP5VbXcSgu9ujnjTtQX