Cemaden Educação e Programa Wash juntos na MNCTI

05/11/2020 16:13:41

Tags:


Créditos:

O dia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – no evento do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), ocorreu no dia 04/11, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MCTIC. 

Programação do Cemaden  contou com atividades das 9 horas  às 20 horas, dentre elas: webtalk institucional, palestras, oficinas e entrevista sobre os avanços científicos e inovações no monitoramento e nas pesquisas aplicadas do Cemaden (nas áreas de geodinâmica e  hidrometeorológicas), além dos avanços científicos nas parcerias institucionais e cooperações técnico-científicas.

Os Programas Cemaden Educação e Wash realizaram a oficina: Com-ciência se aprende a prevenir desastres. A gravação já está disponível pelo link:https://www.youtube.com/watch?v=PQjHS-LFy54

A abertura das atividades do Cemaden no evento do MNCTI foi realizada pelo diretor, Osvaldo Moraes, com a apresentação do vídeo institucional. No encerramento, às 19 horas, ocorreu a palestra Master: Mudanças Climáticas e Desastres, pelo cientista Carlos Afonso Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Organizada pelo MCTI, o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia foi definido pelo governo federal, desde o ano passado, para ocorrer no mês de outubro, com o objetivo  de mobilizar a população, em especial  crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a comunicação.

O apoio técnico das transmissões no Cemaden foi dado pela produtora  responsável pelos vídeos do movimento “Nós Somos a Ciência”, que trabalha em conjunto com os Programas WASH e Cemaden Educação, além de produzir os programas  do “Ciência e Cultura”, do Canal WASH. O Programa Ciência e Cultura tem o apoio e incentivos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Coordenação-Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Educação.

Todas as atividades realizadas pelo Cemaden foram gravadas e estão disponíveis no Canal do YouTube do MCTI.

Texto adaptado Ascom/Cemaden