Defesa Civil de Salvador (Codesal) – E.M. Leovicia Andrade – Salvador/BA

Título:  Projeto Defesa Civil nas Escolas – PDCE.
Objetivos:  Geral: Introduzir nas escolas temas relacionados à Defesa Civil, com intuito de incentivar a formação de cultura de prevenção na comunidade escolar e por extensão nas
comunidades em vulnerabilidade. Específicos: Suscitar a adesão dos gestores, coordenadores e professores, no sentido de incluir o PDCE no projeto educativo da Escola; Desenvolver atividades lúdicas sobre o tema Defesa Civil nas Escolas, usando técnicas, métodos e atividades relacionados aos conteúdos conceituais, factuais, atitudinais e procedimentais apropriados ao público alvo.

Público envolvido:  O Projeto Defesa Civil nas Escolas desenvolvido na Escola Municipal Leovícia Andrade contou com a participação de 111 alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental II.

Professores das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador; Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Salvador; Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Prioritariamente escolas localizadas em áreas de riscos. Escolas como oferta do seguimento Ensino Fundamental.

Tabela : Número de envolvidos no PDCE de janeiro a setembro de 2019

Resumo PDCE/2019 Quantitativo
Gerências Regionais de Educação (GREs) 10
Total de escolas envolvidas 30
Total de professores e/ou outros profissionais
Número de alunos envolvidos nos módulos teóricos
Número de alunos envolvidos nas culminâncias
Total de alunos envolvidos no PDCE/2019
138
1.900
385
2.285

Atividades realizadas: 

1. Encontros com corpo docente das escolas: Antes do início de cada semestre, foram realizados encontros com diretores e coordenadores das escolas integrantes do PDCE (Projeto Defesa Civil nas Escolas), para definição do calendário das atividades. Do calendário, constaram 5 atividades em cada escola:
– Encontro com os professores para apresentação do PDCE e escolha das turmas que serão contempladas, levando em conta o espaço físico e condições de aprendizagem.
– Apresentação do MÓDULO I – DEFESA CIVIL INSTITUCIONAL E PERCEPÇÃO DE RISCO
Defesa Civil; Prevenção de acidentes, desastres e noções sobre meio ambiente; Percepção de risco.
– Apresentação do MÓDULO II – CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Prevenção e controle de doenças transmitidas por animais, com enfoque nas endemias
que mais afetam a região onde a escola está localizada.
– Apresentação do MÓDULO III – PRIMEIROS SOCORROS-GUARDA MUNICIPAL
Noções de primeiros socorros com orientações de como proceder em casos de
desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória, queimaduras, além de outros acidentes.
– Apresentação do MÓDULO IV – MEIO AMBIENTE E REVISÃO
Revisão de todos os assuntos abordados nos Módulos I, II e III; Cuidados com o meio ambiente, com destaque para os males provocados pelo lixo jogado em lugar inadequado.
– CULMINÂNCIA DO PDCE: ATIVIDADE OPCIONAL
Considerando que nem todas as turmas participam do PDCE, em função de espaço e condições necessárias para aprendizagem, os técnicos da Codesal incentivam e orientam os professores envolvidos no projeto a realizarem atividades com os temas abordados nos 4 módulos do PDCE. Até setembro de 2019, cinco (5) escolas realizaram culminâncias, optando por peças teatrais e musicais, confecção de maquetes, exposições fotográficas e de objetos confeccionados com material reciclável.
2. Estratégia utilizada nas atividades e recursos didáticos
Os técnicos da defesa civil se apoiaram em atividades lúdicas através de slides, músicas e teatro de fantoches. Dessa forma, todos os conteúdos citados foram trabalhados, buscando aliar o conteúdo à metodologia e à avaliação diagnóstica. Os técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) utilizaram atividades lúdicas para transmitir as informações, mediando os conteúdos através de palestras, feiras com maquetes explorando o ciclo de evolução do Aedes Aegypti. Os instrutores da Guarda Municipal trabalharam com a técnica de demonstração, 
simulação de situações adversas, vídeos e exemplos. Os recursos usados foram
apropriados para os primeiros socorros.

Resultados:  O Projeto Defesa Civil nas escolas desenvolvido na Escola Municipal Leovícia Andrade formou 111 multiplicadores de prevenção em Defesa Civil, com foco nas ações de proteção, cuidado e percepção de riscos. O trabalho do PDCE, voltado para evitar acidentes e desastres, culminou numa ação da escola, desenvolvida pelos próprios alunos, onde foi criado um espaço de compartilhamento dos assuntos trabalhados, através de exposição de maquetes, apresentações e explanação dos seguintes temas: Defesa Civil Institucional; Percepção de Risco; Lixo e Saneamento Básico; Zoonoses; Primeiros Socorros. Todas as atividades foram elaboradas em conformidade com a área onde a escola está situada, suas características estruturais e geográficas, além do seu entorno.
Outras informações:  EQUIPE ENVOLVIDA
Diretores, coordenadores e professores (Escolas Municipais);
Técnicos da Codesal;
Técnicos da SMED (Secretaria Municipal de Educação);
Técnicos das GREs (Gerências Regionais de Educação);
Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses);
Agentes do GCM (Guarda Civil Municipal).
A meta para 2020 é implantar o PDCE em mais 30 escolas próximas à áreas de risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =